Leandro
O espetáculo Amores aos Montes, do Teatro Por Que Não? é apresentado em praças e locais públicos de Santa Maria.
O primeiro Viva o Campus de 2022 reuniu centenas de pessoas na UFSM.
Além do sol e temperaturas baixas, o domingo de Dia dos Namorados em Santa Maria foi marcado pelo retorno de dois eventos culturais: o espetáculo Amores aos Montes, do Teatro Por Que Não?, na Concha Acústica do Parque Itaimbé, e o Viva o Campus, na UFSM.
No início da tarde, a apresentação de Amores aos Montes lotou a Concha Acústica e encantou crianças, adultos e até os cachorrinhos que passeavam pelo local. Em 2020, o Teatro Por Que Não? foi o último grupo a realizar evento no local antes da pandemia e, dois anos depois, são, também, os primeiros a retomar a ocupação da concha. Nesta edição, o espetáculo que costumava ter o apoio da Lei de Incentivo à Cultura municipal foi realizado de forma totalmente independente, assim, o grupo recebeu contribuições espontâneas pelo pix [email protected].
Fotos: Nathália Schneider
Durante quase uma hora, os artistas cantaram, dançaram, interpretaram e tentaram explicar o que não é o amor. As canções originais, os figurinos coloridos e o bom humor divertiram o Matheus Miollo, de sete anos, que ao lado da mãe Michele Miollo, curtiu, pela primeira vez, uma apresentação teatral ao ar livre.
– Nós dois gostamos de teatro e ainda não tínhamos visto essa peça. Então, aproveitamos que o dia amanheceu lindo e resolvemos tirar o mofo – brinca Michele.
Assim como a Michele e o Matheus que viram pela primeira vez Amores aos Montes, na arquibancada algumas pessoas como a psicológica Maria Fernanda Almeida Silva já sabiam até cantar as letras de tantas vezes que prestigiaram a peça:
– É a terceira ou quarta vez que eu vejo a apresentação. E posso dizer que é sempre uma experiência diferente. Tô muito feliz que esse espaço do Parque Itaimbé esteja sendo usado novamente.
Para comemorar o Dia dos Namorados, alguns casais foram assistir o espetáculo. A Eduarda Vieira e Bernardo Escobar levaram a filha, a pequena Olívia, de um ano, para celebrar o amor.
– Gosto muito de assistir Amores aos Montes e, agora, com a Olivia, tudo fica mais especial. É a primeira vez que estamos saindo com ela para prestigiar um evento cultural aberto como foi esse – comemora Eduarda.
Já em Camobi, a primeira edição de 2022 do Viva o Campus movimentou a Universidade Federal de Santa Maria. Centenas de pessoas passearam pelo campus e aproveitaram para tomar quentão da Poli Feira do Agricultor ou comer uma bergamota no sol.
Sentados na grama do Largo do Planetário, os estudantes de Meteorologia Letícia Stachelski, Debora da Silva e Hyago Porto comemoram o retorno do evento.
– Moramos na Casa do Estudante, então o campus é nosso quintal. A gente está feliz demais com a volta do evento e toda essa galera podendo curtir a variedade do lugar – disse Letícia.
Além disso, algumas pessoas passaram no Viva o Campus para garantir as frutas e verduras na semana da Poli Feira do Agricultor, como o vendedor Alexandro Hoehr:
– Moro aqui perto e adoro essa feira, aproveitei para garantir frutas de qualidade e curtir um pouquinho do evento que também está muito bom.